SOBRE O SMC

O Sistema de Medição Centralizada (SMC) é uma das maiores inovações da tecnologia já produzida para o sistema elétrico. O Sistema traz mais qualidade, segurança e transparência aos serviços de leitura e consumo de energia. É a chamada medição inteligente, já adotada em vários países do mundo e está presente em 15 Estados Brasileiros.

São mais de 3 milhões de pontos SMC em operação somente no Brasil e muito mais instalados ao redor da América Latina e outros países da Europa e Ásia.

Confira mais sobre o SMC logo abaixo.

Imagem do atendimento comunitário Imagem do atendimento intinerante

VÍDEOS

BENEFÍCIOS E VANTAGENS

  • 1. Testado e Aprovado

    O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (IPEM) periciou e monitorou dezenas de medidores SMC, atestando 100% deles funcionavam corretamente e não apresentavam quaisquer irregularidades.

  • 2. Mais Velocidade no Atendimento

    Esperar por 24h para uma religação de energia deixará de ser uma realidade. Sim, pois como SMC, a religação poderá acontecer em questão de minutos, trazendo mais conforto ao cliente.

    E se a energia cair? Seja por acidente, o rompimento de cabos ou queima de transformador? O Sistema fazendo uso de suas funções de inteligência, já identifica o problema, informando ao operador de rede, que poderá enviar a equipe sem que o cliente tenha sequer que avisar.

  • 3. Aumento na qualidade de energia:

    Com estruturação da rede, balanceamento e sobrecargas - isso porque com monitoramento em tempo real, a Amazonas Energia tem conhecimento de todos os pontos através do sistema:

    Ações como religação, soluções para quedas e outros problemas serão resolvidos em um prazo mais rápido. Tão logo o problema ocorra, o sistema já comunica as equipes para fazerem os devidos reparos. Não necessitando que o consumidor informe a Amazonas Energia.

  • 4. Maior correção na leitura:

    A medição elimina a falha humana, pois o faturamento é feito pelo próprio sistema, livre de riscos de erros na da leitura do consumo. A medição elimina a falha humana, pois o faturamento é feito pelo próprio sistema, livre de riscos de erros da leitura do consumo

  • 5. Mais segurança

    Com o novo sistema, não haverá a ida dos leituristas às residências, o que inibirá terceiros possam se fazer passar por funcionários.

  • 6. Combate efetivo e sustentável da perda energia

    Claramente, ao permitir que a empresa consiga investir em uma tecnologia para solução alternativa do seu maior problema (perda de energia), a Amazonas Energia poderá finalmente obter um resultado sustentável e uma solução permanente para uma problemática que se arrasta anos há fio.

    Além disso, uma vez que a empresa não precisará aumentar seus custos operacionais e passará a otimizar este trabalho, será possível realizar o investimento no sistema de distribuição, permitindo mais obras de expansão e melhorias.

  • 7. Informações mais precisas

    O SMC elimina a falha humana do processo de faturamento, permitindo que o valor que está no seu terminal de leitura seja automaticamente enviado à central de processamento para envio do faturamento.

    Ou seja, elimina-se a falta de medição pela instalação interna, as dificuldades geográficas ou climáticas, bem como o potencial erro de leitura.

  • 8. Redução dos Atritos com Público e Redução de Ocorrências Policiais

    O Sistema inteligente aumenta a comodidade do cliente, que poderá ter as soluções na palma de sua mão, bem como diminuir os conflitos entre equipes de campo e clientes, oferecendo mais segurança à coletividade como um todo.

  • 9. Aumenta a Arrecadação Tributária

    A arrecadação de atributos é um assunto explorado pela União, Estados e Municípios. Precisa-se de dinheiro para oferecer um bom serviço público e é preciso que a população pague em dia os seus impostos para que a arrecadação cresça.

  • 10. acompanhamento da leitura do SMC

    Quanto ao item de maior controvérsia, relacionado ao Sistema de Medição Centralizada, será necessário estabelecer o modo como funciona esta tecnologia.

    O SMC é um sistema parecido com a medição por telemedição, já presente no sistema do Amazonas desde 2004, que é utilizado na cidade para o monitoramento de clientes pertencentes ao Grupo A (média e alta tensão), sendo eles: mansões, comércios de grande porte e indústrias.

  • Mostrar mais

ATENDIMENTO COMUNITÁRIO

Novas imagens serão disponibilizadas aqui.

PERGUNTAS FREQUENTES

  • 1. O que é o Projeto SMC?

    O SMC é um avançado Sistema de Medição Centralizada, implantando individualmente para cada unidade consumidora, que garante uma leitura segura do consumo de energia, melhorando a qualidade de energia e também ações clandestinas e fraudulentas que trazem problemas no fornecimento e também riscos ao sistema elétrico as pessoas.

  • 2. O funcionamento dos medidores dos clientes está sendo modificado?

    Não. Neste projeto não há modificação na forma de medição e sim há incorporação de tecnologia na comunicação e na localização física do medidor, porém, o acompanhamento de consumo da unidade consumidora é o mesmo, feito através do Terminal de Leitura Individual (TLI), instalado no mesmo local onde o medidor antigo foi retirado que se comunica on-line com o medidor de cada unidade consumidora instalado no poste.

  • 3. A conta de consumo de energia elétrica pode aumentar com a instalação dos novos medidores eletrônicos?

    Os novos medidores não provocam aumento do consumo, pois medem apenas o consumo realizado por sua unidade. Se sua unidade consumidora não possuía desvios ou fraudes na ligação, o novo sistema não causará nenhuma alteração na medição de consumo da energia em kWh, pois o mesmo consumo correto, medido pelo medidor antigo será feito pelo novo medidor.

    No entato, se houver algum desvio ou fraude na ligação do medidor antigo, o novo medidor passará a medir o total do consumo realizado na unidade consumidora. Caso o cliente tenha qualquer dúvida sobre a sua conta, basta entrar em contato com o Amazonas Energia por meio dos nossos canais de atendimento.

  • 4. O que as ligações clandestinas e as fraudes causam de problemas?

    Ligações clandestinas e fraudes causam riscos de problemas no fornecimento aos vizinhos, riscos de incêndios e também de acidentes com as pessoas. Além disso, causam perdas para as distribuidoras, que são consideradas pela tarifa de todos, ou seja, quem não frauda ou desvia, acaba pagando a conta de quem pratica estes atos fraudulentos.

  • 5. O que são os medidores eletrônicos?

    São equipamentos de medição de energia elétrica instalados para registrar o consumo de energia de uma unidade consumidora (Casas, comércios etc.). O medidor eletrônico é um avanço tecnológico em relação aos medidores analógicos, e já utilizados em larga escala em todo Brasil e no Amazonas.

  • 6. Esse novo sistema de medição já é utilizado em outros Estados do Brasil?

    Sim. Mais de 3 milhões de unidades consumidoras em vários Estados do Brasil já possuem o Sistema de Medição Centralizada. Como por exemplo os Estados de: São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Pará, dentre outros.

  • 7. Essa tecnologia é homologada? Os medidores são autorizados pelos órgãos competentes?

    Todos os medidores eletrônicos instalados pela Amazonas Energia são homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia(Inmetro) e sua instalação é regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica(ANEEL). Alem disso, os medidores seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Portarias de aprovação de modelo (PAM) 160/2012, e também em sua última atualização, 47/2020, de acordo com os Regulamentos Técnicos Metrológicos (RTM) 371/2007 e 586/2012.

  • 8. Há alguma melhoria associada à implantação do novo Sistema de Medição Centralizada?

    Sim. Antes da instalação do SMC é feito o estudo para adequação, balanceamento e carregamento adequado dos transformadores, além disso, é substituída a rede de distribuição por redes compactas, isoladas e protegidas, reduzindo os desligamentos provocados por sobrecarga, contatos acidentais da vegetação com a rede, entre outros.

  • 9. Em caso de interrupção no fornecimento de energia de uma unidade consumidora do SMC, o atendimento poderá ser mais rápido?

    Sim, pois o sistema executa diversas análises, dentre elas a identificação do ponto de defeito das ocorrências de falta de energia idenficadas pelos medidores inteligentes, gerando alertas encaminhados para as ações de campo para atuação imediata.

  • 10. Os custos para instalação e manutenção desta tecnologia serão cobrados do consumidor?

    Não há cobrança ao consumidor para as melhorias na rede e instalação e manutenção do novo sistema de medição. Vale mencionar que é responsabilidade do consumidor, conforme a regulamentação da ANEEL, a construção do Padrão de entrada da sua unidade. A Amazonas Energia oferece ao cliente a opção de adquirir este padrão junto à Distribuidora, sem entrada e com parcelamento em até 36x, sem juros, na sua fatura de energia, porém se for de sua preferência pode adquirir o mesmo no mercado local, ou seja na cidade instalada.

  • 11. Após os medidores instalados, como o cliente pode verificar se o consumo de energia elétrica cobrado foi realmente consumido? Como a Amazonas Energia promove a transparência da medição para o consumidor?

    A Amazonas Energia disponibiliza ao cliente um Terminal de Leitura Individual que é instalado na unidade consumidora, onde o cliente pode acompanhar, o seu consumo de energia a qualquer momento, da mesma maneira que fazia com o medidor antigo.

  • 12. Há medidores individuais para cada unidade consumidora dentro da caixa no alto dos postes?

    Sim. Cada residência possui um medidor exclusivo e individual que registra apenas o seu consumo e se comunica diretamente e exclusivamente com o Terminal de Leitura Individual instalado no mesmo local onde ficava o medidor antigo.

  • 13. Por que investir no SMC?

    Além de combater as perdas, para melhoria do serviço e do preço da tarifa do Amazonas, este combate não pode ser realizado de qualquer forma. Deve ser efetivo e acompanhar os parâmetros apontados pela ANEEL. Assim, não basta só combater o furto e a fraude. É preciso que este combate traga os resultados esperados pelo orgão regulador.

    Examinando as ações de inspeção, realizadas em 2019 a 2021, é possível inferir que houve um aumento exponencial de ações de inspeção, mas sem efetividade, pois a taxa de reincidência na irregularidade é altíssima.

  • 14. Qual a orientação da Amazonas Energia para reduzir minha conta de energia?

    A Amazonas Energia disponibiliza uma série de dicas de consumo eficiente de energia em nossas redes sociais e no site:

    Dicas de Consumo Conscientes

  • Mostrar mais